Ônibus Elétrico

Deslocamento produtivo com onibus elétrico alimentado por energia solar

Inaugurado em dezembro de 2016, o Ônibus Elétrico Alimentado por Energia Solar da UFSC iniciou o serviço regular de transporte entre o Campus Trindade e o Sapiens Parque em março de 2017. O ônibus – que é parte de um projeto de deslocamento produtivo com veículos elétricos alimentados por energia solar fotovoltaica – é um ambiente de trabalho, com poltronas confortáveis (somente transporta passageiros sentados), duas mesas de reunião, tomadas 220V e USB, ar-condicionado e wi-fi UFSC.

 

O veículo elétrico realiza cinco viagens por dia (52 km por viagem do Sapiens Parque à UFSC e retorno, cerca de 5.000 km/mês), prestando serviços regulares e gratuitos para a comunidade UFSC, totalmente alimentado pela eletricidade solar gerada nas coberturas do Centro de Pesquisa e Capacitação em Energia Solar da UFSC (www.fotovoltaica.ufsc.br), no Sapiens Parque, no norte da ilha de Santa Catarina, Florianópolis.

 

Nos 30 minutos de deslocamento entre o Campus Central da UFSC e o Sapiens Parque, os usuários têm um ambiente de trabalho como se estivessem em uma sala da UFSC. Nos próximos dias, o ônibus passará pela primeira revisão geral de todos os sistemas mecânicos e elétricos, quando será realizado um diagnóstico preciso sobre a operação do veículo. Paralelamente, se encontra em desenvolvimento um aplicativo que permitirá à comunidade acadêmica da UFSC reservar acento no ônibus através de seu telefone celular, da mesma maneira como faz o check-in para um voo comercial.

 

O projeto, coordenado pelo Prof. Ricardo Rüther da UFSC, contou com financiamento de um milhão de reais pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI, atual MCTIC) e conta com a parceria das empresas WEG, Marcopolo, Mercedes e Eletra.