Seminário de Troca de Conhecimentos: Geração Solar Fotovoltaica

Com a acentuada redução de custos experimentada pela tecnologia solar fotovoltaica, geradores fotovoltaicos de pequeno, médio e grande porte começam a ganhar grande impulso por toda a América Latina. Este seminário reúne a experiência de vários dos protagonistas da história deste desenvolvimento no Brasil e no mundo e tem por objetivo trocar experiências e demonstrar as capacidades e necessidades deste mercado emergente.

Nos links abaixo, você pode encontrar as apresentações do evento:
– 09h30 – Abertura – Prof. Ricardo Rüther (Fotovoltaica/UFSC)
– 10h00 – Photovoltaics technology and progress: Amanhã é hoje! – Dr. Larry Kazmerski (NREL & University of Colorado)
– 11h00 – El papel de Fraunhofer Chile en la escena fotovoltaica – Prof. Frank Dinter (Fraunhofer Center for Solar Energy Technologies – Chile)
– 11h15 – Between Inverter and PCC: AC Side Challenges and Solutions – Robin Grab (Fraunhofer Center for Solar Energy Technologies – Chile)
– 11h30 – Planejamento de usinas solares fotovoltaicas de grande porte e a experiência espanhola no desempenho de longo prazo destas usinas – Prof. Eduardo Lorenzo (Universidad Politecnica de Madrid)
– 14h30 – Challenges od designing and operating PV plants under chilean conditions – Gonzalo Ramirez (Fraunhofer Center for Solar Energy Technologies – Chile)
– 14h50 – A experiência acumulada com a operação e manutenção da Usina Fotovoltaica da USP e procedimentos de controle de qualidade de equipamentos – Prof. Roberto Zilles (LSF-USP)
– 15h10 – Controle de qualidade na cadeia de valor de usinas solares fotovoltaicas de grande porte – Eng. Lucas Nascimento (Fotovoltaica/UFSC)
– 15h50 – Life-Time Energy Yield Predictions for utility-scale PV power plants – Dr. Björn Müller (Fraunhofer Institute for Solar Energy Systems – Germany)
– 16h10 – Atlas Brasileiro de Energia Solar e previsão da radiação solar no Brasil – Dr. Rodrigo Costa (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais – INPE)
– 16h30 – Cenário Brasileiro dos leilões de geração fotovoltaica – Gustavo Ponte (Superintendência de Projetos de Geração – Empresa de Pesquisa Energética – EPE)