PV CAMPER

O “PhotoVoltaic Collaborative to Advance Multiclimate Energy Research”, ou PV CAMPER, é uma comunidade internacional de instituições de pesquisa comprometidas em compartilhar dados meteorológicos e de desempenho de alta qualidade e confiabilidade, a fim de promover a pesquisa FV e expandir os mercados solares.

A comunidade foi fundada em 2018 como um consórcio de instituições de pesquisa dedicadas à construção de uma plataforma técnica e um repositório de dados meteorológicos e de desempenho FV globais de alta confiabilidade e qualidade, para apoiar a transição do mundo para um futuro intensivo em energia solar.

O PV CAMPER criou uma abordagem técnica e um conjunto de melhores práticas para garantir que a plataforma de pesquisa comum atenda aos altos padrões de qualidade e disponibilidade dos dados solarimétricos. A abordagem técnica abrange instrumentação e protocolos, incluindo: Sistema FV de referência, incluindo piranômetro no plano do sistema e medição de temperatura nas costas do módulo; Instrumentação meteorológica, incluindo sensores de irradiância GHI, DNI e DHI; Estação de medição de sujeira; Monitoramento de dados DC de alta frequência e alta resolução carregado em um banco de dados a cada 24 horas; Protocolos de limpeza e calibração de sensores; Procedimentos de caracterização de módulos e cálculos detalhados de incerteza.

Atualmente, o PV CAMPER possui onze membros e uma rede com 16 locais de teste ao ar livre que abrangem ambos os hemisférios e representam grande parte das principais zonas climáticas. Cada instituição associada opera um ou mais laboratórios de campo e está ativamente envolvida na pesquisa de desempenho e confiabilidade de sistemas FV.

O Laboratório Fotovoltaica-UFSC, de Florianópolis-SC, é o representante brasileiro do consórcio, responsável por dois locais de testes ao ar livre: Brotas de Macaúbas-BA e Florianópolis-SC, que se caracterizam por terem condições climáticas bastante distintas.

Mais informações podem ser visualizadas no site oficial clicando aqui.

 

PV_Camper_New_Map_Hi-Res-scaled