Twizy

A UFSC, a Itaipu e o PTI (Parque Tecnológico da Itaipu) mantêm um convênio de parceria, para o desenvolvimento de pesquisas e aprimoramento de tecnologias inovadoras a favor do meio ambiente focadas na área de mobilidade e energia solar. Neste contexto, a Itaipu cedeu um  carro elétrico modelo Twizy para que fosse utilizado para o desenvolvimento de pesquisas e mesmo transporte de pessoas dentro do Sapiens Parque, aproximando também essa tecnologia do mundo acadêmico Brasileiro.

O Twizy é um carro elétrico para utilização nos perímetros urbanos, desenvolvido pela Renault, com espaço para duas pessoas e velocidade máxima de 80 km/h. Ele chegou ao Brasil em um projeto conjunto entre Renault e Itaipu, o qual foi utilizado no contexto do projeto Mob-i (http://projetomob-i.com.br/).

O Centro de Pesquisa e Capacitação em Energia Solar da Universidade Federal de Santa Catarina carrega a bateria do Twizy 100% com eletricidade solar gerada nos telhados e estacionamentos do laboratório e argumenta que toda a energia elétrica necessária para alimentar um veículo elétrico pode ser gerada por área de placas fotovoltaicas equivalente ao espaço ocupado pelo veículo estacionado.

 

 

 

 

twizy