USINA SOLAR CIDADE AZUL (USCA)

A USCA, situada no município de Tubarão – SC (28°26’S 48°58’O), entrou em operação em agosto de 2014 e foi instalada no âmbito do Projeto de P&D Estratégico da Tractebel Energia com o Grupo Fotovoltaica – UFSC e cooperadas. A usina possui capacidade instalada de 3 MWp em uma área de 10 hectares. O sistema é distribuído em três diferentes tecnologias, cada uma com 1 MWp de potência instalada e subdividida entre inversores centrais e string-inverters, de modo a avaliar inversores de diferentes potências, bem como o impacto do Fator de Dimensionamento do Inversor (FDI) em inversores de mesma potência.

O projeto foi realizado em parceria com a Engie e conta com as seguintes tecnologias em operação: silício amorfo/microcristalino (a-Si/µc-Si), silício multicristalino (p-Si) e CIGS. Cada uma das três tecnologias representam um subsistema, sendo que cada um destes é divididos em dois, onde pouco menos de 500 kWp são instalados em um inversor central de 500 kW e o restante da potência instalada é distribuída em inversores de menor potência.

O projeto de P&D (Pesquisa e Desenvolvimento) Cidade Azul possui, para análise de dados e desempenho, uma estação solarimétrica, equipada com sensores variados responsáveis por adquirir dados climáticos;  sistema de aquisição de dados e monitoramento, distribuídos em três pontos importantes, sendo eles: stringbox para medidas por strings, inversor para medidas CC e CA e um multimedidor de energia para medidas CA; sistema supervisório, desenvolvido em conjunto com a empresa Vieira-Ishikawa, acompanhando os dados do sistema em tempo real; sistema de tratamento e visualização de dados, proporcionando rapidez e flexibilidade na consulta de dados.

 

Imagem1