Apresentação do IDEAL e FOTOVOLTAICA na audiência pública sobre GD na Câmara dos Deputados

alexandre_GD

O engenheiro e pesquisador Alexandre de Albuquerque Montenegro representou o Instituto IDEAL e o Centro de Pesquisa Estratégica em Energia Solar da Universidade Federal de Santa Catarina (FOTOVOLTAICA-UFSC) na audiência pública “Desafios da Geração Distribuída e revisão da Resolução 482/2012 da ANEEL”, realizada na tarde desta terça-feira (29/10), na Câmara dos Deputados, em Brasília.

Montenegro apresentou dados e estudos que mostram um risco de deserção da rede. “O prossumidor passa a ser gerador autônomo (com banco de baterias), por insatisfação com condições GD conectada à rede e por redução de custos de sistema FV e baterias”, afirmou. O alerta foi feito porque está em discussão mudanças na resolução 482/2012 da ANEEL, que podem trazer mais custos ao a quem gera energia a partir da energia solar fotovoltaica.

Tema: Desafios da Geração Distribuída e revisão da Resolução 482/2012 da ANEEL
Data: 29/10/2019
Brasília-DF, Câmara dos Deputados, Anexo II, Plenário 08

Iniciativa complementar à Consulta Pública 025/2019 ANEEL
Objeto: Obter subsídios e informações adicionais referentes às regras aplicáveis à micro e mini geração distribuída para a elaboração da minuta de texto à Resolução Normativa nº 482/2012 e à seção 3.7 do Módulo 3 dos Procedimentos de Distribuição de Energia Elétrica no Sistema Elétrico Nacional (PRODIST).

Para acessar a apresentação, clique aqui.

Para assistir à íntegra da audiência pública, clique aqui.